O Centro de Interpretação da Argemela é o mais recente detentor da memória e identidade das terras e das gentes que
Read MorePARA NÓS, AS PESSOAS SÃO O ELEMENTO MAIS IMPORTANTE...
Os serviços prestados e as metodologias de trabalho são adequadas às características e problemáticas dos utentes, de modo a contribuir para a estabilização e/ou retardamento do processo natural de envelhecimento.
Respostas Sociais
Respostas Sociais | As nossas respostas sociais vão ao encontro das necessidades das
IINFORMAÇÕES PERTINENTES
Siga as nossas informações atualizadas...
Foi Há Um Ano. Nenhum ficou para trás.
Foi há um ano: a incerteza, o medo, o rumor e a bruma pesada da pandemia tocavam o país, a nossa aldeia e o nosso Lar.
Read MoreVacinação terminada: um passo mais para a proteção
Em Outubro escrevemos: “Ninguém pergunta o que fizemos para chegarmos ao fim destes meses sem um único caso de infe
Read MorePlano de Operacionalização de Visitas
Como medida prevista no Plano de Contingência, face aos riscos de contágio pelo coronavírus, a Arpaz assumiu a suspen
Read MoreATIVIDADES
Temos profissionais altamente qualificados, que contribuem diariamente para que os nossos idosos promovam atividade que contribuem para a sua saúde e bem estar.
VER FACEBOOKBem estar espiritual
Bem-estar espiritual é uma questão pessoal que envolve valores e cre…
Cuidados de Saúde e Fisioterapia
A terceira idade não é apenas o último período evolutivo, decadent…
DICAS PARA A SAÚDE
Siga os nossos conselhos e sinta-se melhor no seu dia-a-dia
Dicas para obter a vitamina D sem recorrer a suplementos
Quer uma ideia luminosa para obter a dose diária de vitamina D de que precisa? Saia à rua e exponha-se à luz do sol.
Read MoreOs 10 segredos bem guardados da longevidade
Nas últimas três décadas o número de pessoas com mais de 100 anos aumentou 65%. Adote estas 10 recomendações e atr
Read MoreNotícias da Arpaz
O Centro de Interpretação da Argemela é o mais recente detentor da memória e identidade das terras e das gentes que se fixaram em torno do Rio Zêzere e da Serra da Argemela.
Situado no Barco, onde outrora teve lugar a “velha loja do Senhor Albano”, nasceu este espaço, por iniciativa da ARPAZ e comunidade local, e foi ontem inaugurado, a propósito das comemorações do 48º aniversário do 25 de Abril.
O Centro inclui, entre outras, atividades de investigação, inventariação, documentação, conservação, interpretação e exposição de diversos bens imateriais, nomeadamente etnográficos, históricos e técnicos, relacionados com a serra da Argemela, o rio Zêzere e a localidade do Barco.
A exposição que este Centro acolhe organiza-se em torno dos temas “A Serra e as Minas”, “A Terra e as Gentes” e “O Rio e as Margens”.
O presidente da União de Freguesias do Barco e Coutada, Vítor Fernandes, congratula esta iniciativa que “recolhe a cultura, vivências e pessoas da nossa terra, desde o passado até à atualidade”. O autarca aproveitou ainda para destacar, uma vez mais, que “é vontade da população que aquele monte (Argemela), ali se mantenha, intacto e grandioso”, referindo-se à exploração de lítio.
José Joaquim Antunes, presidente da direção da ARPAZ, explica que este Centro “nasceu de um sonho” e que pretende “conservar a história” desta terra, com o devido enquadramento, e desfazer alguns mitos.
Destacou que a obra só foi possível com o contributo de todos, sendo que a “parte mais fácil foi construí-lo, mais difícil é saber o que se lá expõe e como”.
Durante a inauguração, anunciou a criação de um catálogo e revista do Centro de Interpretação, deixando a garantia de que o Centro continuará a ser atualizado com exposições temporárias.
O presidente da direção da ADERES e vereador na CMC, José Armando Serra dos Reis, no seu discurso, defendeu a regionalização uma vez que este projeto é mais uma prova de que “localmente se faz melhor, mais rápido e com menos dinheiro”.
Vítor Pereira, presidente da CMC, enfatizou a importância deste Centro Interpretativo que “materializa a origem das suas gentes”. “Um povo sem memória não perspetiva nem lança bases para o futuro”, garantiu.
O autarca assegurou estar “sempre atento às reivindicações dos presidentes das juntas de freguesia porque são os mais próximos e os que melhor sabem das dificuldades”.
Este Centro que “vem valorizar o sul do concelho da Covilhã e esta freguesia” e vai integrar a rede de museus municipais e de museus mineiros.
Galeria de Fotos
Centro de Interpretação da Argemela preserva memória e identidade das gentes do Barco
Notícias da Arpaz
Eleições para os Corpos Sociais
A pandemia, apesar de agravada, não pode parar a normalidade possível. O presidente da Assembleia vai proximamente marcar eleições. Os sócios com quotas pagas têm agora oportunidade de dar o seu contributo, candidatando-se à gestão diária.
Todas as informações estão disponíveis.
Eleições para os Corpos SociaisNotícias da Arpaz
Como sabe, a Arpaz tomou medidas especiais para esta crise. Destaco o Plano de Contingência, a proibição de visitas, a compra de equipamentos de proteção, a separação de utentes em refeitórios e salas de estar diferentes, esclarecimento das colaboradoras, a autorização para as colaboradoras poderem encomendar as suas compras de bens e medicamentos na instituição, a desinfeção das instalações contra o coronavírus, antecipando-nos às ordens e orientações da Saúde e da Segurança Social. Só fizemos o nosso dever de proteger as funcionárias e utentes.
Arpaz com medidas especiais…