História
A ARPAZ foi criada em 1986, como Instituição de Solidariedade Social, com a missão de promover o desenvolvimento social através de respostas e serviços de solidariedade, educação, animação, formação e integração comunitária. Criou estruturas de centro de dia, apoio domiciliário e ATL. Em 2008, construiu e iniciou o funcionamento da valência de lar de idosos.
Projecto colectivo – a população do Barco ansiava por uma estrutura de apoio que pudesse acolher e servir especialmente os mais idosos, cujos filhos procuraram nos anos 60 os países da emigração ou as cidades do Litoral – a ARPAZ foi surgindo durante as viagens que dois amigos (José Joaquim Antunes e Jerónimo Barata) fizeram no início da década de oitenta do sec. XX, entre o Barco e Lisboa, aonde iam trabalhar durante a semana. Consolidada a ideia, alargou-se o núcleo fundador a outros barquenses residentes em Lisboa e entidades locais, como a Junta de Freguesia, Câmara Municipal e Paróquia, foram cativadas para o projecto. Desde antes da fundação, os habitantes do Barco apoiaram de forma organizada. Fizeram-se cortejos para recolha de fundos e reuniões de esclarecimento e inscrição de sócios.
A escritura pública de constituição foi celebrada no Cartório Notarial da Covilhã, no dia 21 de Junho de 1986.
Proporcionar um serviço social à Comunidade para que seja justa, igualitária e que pratique o bem em prol dos mais desfavorecidos.
Ética, Integridade e Honestidade. Responsabilidade e Confidencialidade. Qualidade de Serviços. Igualdade e Não Discriminação.
Fazer bem pelo Bem Comum.