Parcerias
O trabalho social faz-se primacialmente em parceria: “uma mão é pouco sem a outra”. Trabalhar em rede está no adn da Arpaz. Além da colaboração institucional permanente com a Segurança Social, o Emprego e Formação, a Saúde e as Autarquias, é sócia de várias organizações como a CNIS, a Reapn e parceira da Aderes (a cujo órgão de gestão e assembleia geral preside), Rlis da Covilhã, Rede Social da Covilhã e ELEA – entidade local executora do CLDS 4G Covilhã.
CLDS.4G.COVILHÃ INICIOU ATIVIDADE A 1 DE JUNHO
Desde o dia 1 de junho e ao longo dos próximos 36 meses a Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, enquanto Entidade Coordenadora Local da Parceria (ECLP), designada pela Câmara Municipal da Covilhã, irá dinamizar e coordenar no concelho da Covilhã o projecto CLDS.4G.COVILHÃ (CLDS – Contratos Locais de Desenvolvimento Social).
Para a implementação da quarta geração do CLDS, no concelho da Covilhã, foi concebida uma parceria constituída pela Santa Casa da Misericórdia da Covilhã (entidade coordenadora – “ECLP” e executora) e por mais duas Entidades Locais Executoras das Acções (ELEA’s), a ARPAZ – Associação Regional de Solidariedade para o Progresso do Alto Zêzere e a CooLabora – Cooperativa de Intervenção Social.
O CLDS trata-se de um programa co-financiado pelo POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu, regulado pela Portaria n.º 229/2018, de 14 de agosto, e tem como finalidade promover a inclusão social dos cidadãos, através de ações a executar em parceria, por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social.
O CLDS.4G.COVILHÃ foca a sua intervenção nos grupos sociais com maiores fragilidades, nomeadamente a população desempregada, as crianças e jovens que enfrentam situações de pobreza; a população residente nos bairros sociais e os/as idosos, especialmente em isolamento e antecipa o envolvimento total de mais de 1500 pessoas beneficiárias da sua ação.
Com intervenção definida para concelho da Covilhã, o projeto CLDS.4G.COVILHÃ, pretende responder a necessidades diagnosticadas e identificadas nos estudos elaborados para o território e atendendo ao plano de ação da Rede Social – CLAS, do Concelho da Covilhã (diagnóstico social e plano de desenvolvimento social).
Assim, o projeto CLDS 4G.COVILHÃ, assume como objetivos:
– Promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multissectorial e integrada, através de ações, a executar em parceria, que permitem contribuir para o aumento da empregabilidade, para o combate a situações críticas de pobreza e exclusão social no território.
– Concentrar a intervenção nos grupos populacionais que evidenciam fragilidades mais significativas, promovendo a mudança na situação das pessoas tendo em conta os seus fatores de vulnerabilidade;
– Potenciar a congregação de esforços entre o setor público e o privado na promoção e execução do projeto através da mobilização de atores locais com diferentes proveniências;
– Fortalecer a ligação entre as intervenções a desenvolver e os diferentes instrumentos de planeamento existentes de dimensão municipal.
Estes objetivos traduzem um vasto grupo de atividades sectorizadas em 3 eixos de intervenção prioritária (Emprego, formação e qualificação, Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil e Promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa).
Diversas são as atividades previstas, dirigidas a mais de 500 beneficiári@s, no domínio do emprego, formação e qualificação, tais como oficinas criativas, sessões de informação, sensibilização coaching e orientação, feira do emprego, entre outras, em que o CLDS.4G.COVILHÃ pretende favorecer processos de integração profissional, social e pessoal, das pessoas desempregadas, e apoiar o enquadramento de projetos de auto-emprego e de empreendedorismo (EIXO1).
No que respeita, ao eixo 2, com iniciativas dirigidas, prioritariamente, a agregados familiares de baixos rendimentos, com crianças, serão promovidas atividades como sessões de informação itinerantes, oficinas de capacitação, promoção de estilos de vida saudáveis, bootcamp para a cidadania e desenvolvimento de capacidades e aptidões pessoais e sociais.
O eixo 3, dirigido à promoção do envelhecimento ativo e da autonomia das pessoas idosas, prevê a realização de atividades traduzidas em worshops, actividades físicas, desportivas e intergeracionais, férias sénior, encontros convívio e voluntariado, que envolverão cerca de 200 pessoas idosas.
Tendo em consideração os eixos de intervenção, a dinamização das atividades previstas está a cargo de uma equipa multidisciplinar constituída por 1 coordenador e 3 técnicos superiores com formação nas áreas das ciências sociais e humanas que vão atuar e dinamizar, eles próprios, junto da comunidade, uma intervenção de proximidade, realizada em parceria e congregando os agentes e os recursos localmente disponíveis.
A parceria criada evidencia a comprovada intervenção das diferentes entidades no domínio do desenvolvimento social, das organizações e do território.
O projeto tem sede nas instalações da Misericórdia da Covilhã, mas a sua área de intervenção, é itinerante e descentralizada, contemplando todo o concelho da Covilhã, de acordo com os princípios de abrangência territorial que orientam os CLDS.
Além deste consórcio formado pela Santa Casa da Misericórdia da Covilhã (entidade coordenadora local da parceria) pela ARPAZ e CooLabora (ELEA’s) o CLDS.4G.COVILHÃ vai iniciar diversos contatos com juntas de freguesia e outras entidades publicas e privadas do concelho para alargar e fortalecer a sua rede de contatos de proximidade para cada atividade do projeto.